terça-feira, julho 18, 2017

Erros que atrapalham sua propaganda. Você comete algum?

Erros que atrapalham sua propaganda.
A pedido de alguns clientes e também de leitores aqui do blog, estou escrevendo este artigo que trata de alguns erros que se comete na hora de produzir um texto ou mesmo a gravação de uma propaganda para as mais diversas mídias. Observe que vamos fugir um pouco daquilo que aprendemos nas cadeiras da faculdade durante a vida acadêmica, e vamos levar em contas as observações colhidas ao longo de duas décadas desenvolvendo esta profissão e pesquisas praticas com nossos clientes, sempre atualizadas.

Já escrevi outros artigos aqui no blog que tratam deste assunto, um deles trata se “a sua propaganda ajuda ou atrapalha” e o  outro sobre os “erros que os anunciantes evangélicos comentem”.

É claro que se você está investindo dinheiro em gravação, em publicidade de rua, de rádio, de TV ou mesmo na porta do seu comercio, a sua intenção é aumentar suas vendas, mas acontece que muitas vezes o comerciante acaba o período da promoção e descobre que vendeu menos que em outros períodos e então fica se perguntando se de fato vale a pena anunciar seu comercio ou promoção.

Chega de ficar aqui conversando e vamos falar dos erros.

01 – Anunciar apenas quando tem promoção. O maior erro de todos é anunciar seus produtos apenas quando estão na promoção e achar que vai vender.  Você já viu nas grandes mídias um anúncio de promoção de Coca Cola ou Sabão em pó OMO? Eles anunciam a vida toda, todos os dias vemos pelo menos uma publicidade destes produtos. Faça um teste, anuncie seu comercio por pelo menos trinta dias e depois lance uma promoção. Não se engane, uma propaganda bem-feita se paga, ou seja, você não vai precisar tirar dinheiro do caixa para pagar a propaganda.
Alguns aqui vão me dizer o seguinte: “meu comercio é pequeno, não terei condições de divulgar tanto”, a resposta é: “Ele sempre será pequeno se você não divulgar direito!”.

02 – Fazer a mesma gravação para Rua e para Rádio. Anúncios na rua e anúncios no rádio alcançam públicos diferentes, a propaganda para rádio precisa ser dentre de um período de tempo menor, enquanto na rua você pode ir até dois minutos sem problemas. Usar a mesma gravação na Rua e no Rádio ou você perde em uma ou perde em outra.

03 - Usar a música que você gosta. A música que você gosta nem sempre é o que as pessoas gostam de ouvir, com todo respeito, as músicas de Roberto Carlos já chamaram a atenção, mas de hoje em quase não se aplica mais. Muitos clientes pedem que use Roberto Carlos, Padre Zezinho, Sabor de mel, etc. Com isso a propaganda perde o ritmo, fica monótona e acaba atraindo poucas pessoas para o comercio.

04 – O Locutor falar pausadamente. Vivemos os dias em que todo mundo está na “correria” e as pessoas tem pressa da informação, nesta época, uma propaganda com locução dinâmica e agressiva tem resultado de quase 80% acima de uma propaganda institucional com locução padrão, estes dados estão em uma pesquisa da ABERT realizada em março deste ano.

05 – Colocar muitos produtos em uma só gravação. Se você quer divulgar 30 itens de uma promoção que você está fazendo, faça três gravações diferentes. O máximo que você consegue fazer uma pessoa ouvir e assimilar a informação no meio da correria e dos afazeres do dia a dia são de até dez produtos. O que passar disso é desperdício de dinheiro em propaganda.

06 – Anunciar produto de 9,99 por 7,99. Este é só um exemplo, mas o preço aí pode ser qualquer um, neste tipo de anuncio tem dois fatores para atrapalhar as vendas, principalmente de pequenos e médios comércios. 
A) O povo tá careca de saber que seu produto não estava por 9,99, isso é só uma jogada de marketing, portanto essa ideia já é ultrapassada na maioria das propagandas que ouvimos.
B) Se você de fato está com preço baixo mesmo, em vez de colocar “Arroz estúdio silva de 9,99 por apenas 7,99.”, coloque assim “Arroz estúdio silva de por apenas 7,99” isso diminuirá vários segundo no final de sua propaganda, e na propaganda, tempo é dinheiro.

07 – Não faça promoções para datas diferentes na mesma gravação. Você quer que o cliente vá em seu comercio ou quer criar uma confusão danada na cabeça dele? Muitos comerciantes perdem vendas porque gravam na mesma mídia várias promoções, na sexta um preço, no domingo ouro preço e na segunda outro preço. O cliente se confunde, vai na data errada procurando o preço do outro dia, não encontra e por este motivo não volta mais, além disso sai dizendo para todo mundo que você anuncia um preço e pratica outro. Acredite, essa propaganda boca a boca tem amis resultado que a sua.

08 -  Não anunciar seus produtos na rua. Não tenho carro de som de rua, de publicidade volante, mas em torno de 90% de meus clientes são para “propaganda de rua”, depois de duas décadas trabalhando no rádio e atendendo clientes de todo Brasil em meu estúdio, posso afirmar que para pequenos e médios comércios o melhor método para anunciar seus eventos e promoções é a propaganda em carro de som, o retorno é muito mais garantido, o custo é menor, sem contar que  é muito mais rápido.

Quer saber mais sobre esses e outros erros? Me chame no whatsApp para conversarmos melhor (66) 9 9935-5296.